top of page
  • Foto do escritorQU4RTO STUDIO

Como começar um documentário

Seu primeiro documentário? A gente veio te dar algumas dicas de por onde começar, o que esperar, qual a diferença do documentário para outras produções audiovisuais e mais. Vem com a gente!


Varda by Agnès (2019)

Afinal, o que é um documentário?


O documentário é um dos gêneros cinematográficos, entre o drama, a comédia, o terror e outros. Ele é, de forma simplificada, definido por ser um tipo de filme não-ficcional com cunho didático ou informativo. Ou seja, filmes que buscam contar histórias reais de pessoas, do mundo animal, de acontecimentos históricos ou ciências, podem ser considerados documentários.


Mas, assim como na ficção, há uma infinidade de temas que podem ser abordados no documentário. Então, nossa primeira dica é: defina um tema correlacionado com a realidade! E, a partir do seu tema, é preciso perseguir o seu objetivo de pesquisa.


Como começar um documentário


Como toda produção cinematográfica, seu trabalho começa na pesquisa de um tema. Esteja apaixonado pela sua escolha, assim fica mais fácil de ir fundo na sua escavação.

Todo processo criativo implica uma série de decisões, de problemas, de contradições, então, a melhor coisa que você pode fazer é antecipar problemas e permitir que quaisquer intempéries sejam exercícios que seu projeto flua melhor.


Um documentarista precisa estar preparado fisicamente, intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente para seu objetivo de pesquisa. Não existe uma maneira correta ou errada, depende do que você quer. Quem sou eu? É isso que eu quero fazer? Tenha confiança em você mesmo.


Eduardo Coutinho nas filmagens de 'Jogo de Cena' (2007)

E a sua pesquisa está em tudo! Leia livros, converse com as pessoas, veja outros documentários. Colete o máximo que conseguir e você verá o seu objeto de estudo falando com você. Você precisa estar aberto para a pesquisa e para novas perspectivas o tempo todo. Colete pinturas, cartas, diários, jornais e outros materiais que traduzam a mensagem.

Conhecendo bem a sua escolha, prosseguir para a definição de narrativa desse tema não será um desafio.



O storytelling


Toda produção precisa de um olhar diferente do ordinário! Esqueça convenções, imagine novas visões. Quanto mais você estuda sua história, mais complexa ela fica, então (novamente) faça escolhas! Mas o que realmente abraça o interesse do público é um bom storytelling. O conflito existente e como aquela história evolui. É necessário um início, um meio e um fim, precisamos de protagonistas, personagens e tudo envolvido numa obra ficcional. Assim, você consegue fazer com que a audiência entenda e veja a evolução do que você quer comunicar com o seu tema.



Treasures From the Wreck of the Unbelievable (2021)

Quando você tenta criar um filme sobre um tema real, você sempre está numa batalha entre as demandas óbvias da histórias e o fato que a vida humana sempre despedaça essas obviedades. O que se precisa fazer é refinar os arcos que existem para que se encaixem em uma narrativa maior.


Mas no final, você precisa estar livre para adaptar. Nada é objetivo, tudo é manipulação e isso não pode ser interpretado de uma maneira negativa, isso faz parte da vida. Manipulação faz com que a edição seja feita e que o processo consiga fluir e, consequentemente, o documentário nascer.


E quanto custa um documentário?


Tudo depende! Faça um orçamento da produção. Mapeie os locais a serem filmados, visite-os, orce o custo do deslocamento, da produção. Descubra sobre os acessos onde você quer filmar e, assim, fica mais fácil decidir quanto de equipamento e equipe você vai realmente precisar e conseguir movimentar na sua produção.


O passo-a-passo!


1. Escolha seu tema

2. Pesquise muuuuito!

3. Defina um storytelling

4. Escreva seu roteiro

5. Bora filmar



 

Gostou? Conta pra gente nos comentários ou manda uma mensagem através nas nossas redes sociais. Para receber sempre as últimas atualizações do nosso blog, se inscreva na nossa newsletter!


 

Falando em documentário, já conferiu a página do nosso filme "Luminárias"? Acesse aqui e entre em contato com a gente sobre como assistir, informações e mais.


"Von Martius é um geólogo e pesquisador americano que tem uma experiência transformadora durante sua visita a Luminárias, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais. Acompanhado por João e Evandro, dois documentaristas brasileiros, ele viaja até a Caverna da Lua atrás de evidências de uma antiga teoria antropológica: de que uma tribo de índios Cataguases se estabeleceu por lá, guiada por luzes misteriosas que aparecem nas cavernas da região."


51 visualizações

Comments


Gostou do post?

Inscreva-se para receber os novos conteúdos do Qu4rto!

bottom of page