BLOG.png
  • QU4RTO STUDIO

O que faz a direção de fotografia no audiovisual?

A direção de fotografia é um dos setores existentes no projeto audiovisual que busca trazer à vida as ideias criadas pelo diretor e pelo roteiro. Devendo sempre estar bem alinhada com o diretor da produção e com a direção de arte, o trabalho da fotografia é exatamente o que diz o nome: reproduz a ideia em imagens.


Primeiro, precisamos nos perguntar o que é a fotografia?


A fotografia, também chamada de cinematografia, não é simplesmente o que é mostrado para a audiência na tela, mas tudo que está por trás da comunicação na produção em questão. É a forma de traduzir o que quer ser comunicado pelo diretor de forma visual.


Sendo assim, a direção de fotografia é a parte da produção responsável por decidir tudo que tem relação com a estética, ou seja, com a parte visual do vídeo. Isso inclui as luzes, as cores - em conjunto com a direção de arte -, o enquadramento, os movimentos de câmera, a câmera em si, as lentes a serem utilizadas, enfim, todas as escolhas visuais e de equipamento.


Essas definições variam com a ideia que deseja ser transmitida com o filme ou a cena específica. Por exemplo, a escolha da luz pode apoiar na dramaticidade, como acontece no cinema expressionista alemão. Ou o foco que conduz o olhar do espectador para algum espaço ou local que exige atenção. E como isso vai acontecer na prática é decidido e organizado pelo diretor de fotografia.



Skyfall (2012)

Então, qual a diferença entre diretor do filme e o diretor de fotografia?


Enquanto o diretor do filme olha para o projeto de uma forma geral, os setores da produção têm papéis mais específicos. Assim, a fotografia precisa estar bem alinhada com a direção, uma vez que as ideias e sentimentos gerados pela fotografia, são pré-definidos com o diretor.


De forma geral, o diretor dá a visão dele sobre o todo, quais são os sentimentos que deve passar, qual o formato ele quer que o filme seja produzido, como ele quer que seja o resultado final daquele projeto. O papel da cinematografia é pegar todas essas ideias e, através de regras e materiais, tornar concreto.


Sendo assim, a comunicação entre a direção e a cinematografia é extremamente importante e, quando elas funcionam, é comum que os diretores se apeguem aos seus colegas da fotografia. Exemplos disso são os trabalhos de Alfred Hitchcock com Robert Burks (trabalharam juntos em 12 filmes, incluindo “Um Corpo que Cai” e “Os Pássaros”) ou Ingmar Bergman e Sven Nykvist (contando 28 filmes que incluem “Persona” e “Gritos e Sussurros”).



Clube da Luta (1999)

E qual a diferença entre o diretor de fotografia e o diretor de arte?


O diretor de arte é o responsável pelos elementos visuais, pelo cenário e por fazer com que o que está em cena apareça de forma visualmente agradável, harmoniosa. Falamos um pouco mais sobre essa função no segundo episódio do Qu4rto no Quarto. Essas escolhas envolvem não só a aparência do cenário, mas também dos personagens e as mensagens que são passadas com tais decisões.


É necessária uma comunicação eficaz entre a equipe de arte e a equipe de fotografia, pois eles trabalham em conjunto para definir e aprovar locações, paleta de cor e outros elementos que intersectam os dois trabalhos. Além de que o trabalho da fotografia depende também das escolhas de cenário, maquiagem e figurino feitas pelo departamento de arte - por exemplo, as cores escolhidas pelo diretor de arte refletem a luz de formas diferentes, que precisa ser regulada pelo diretor de fotografia para que tenha melhores resultados.


Quais funções estão na equipe de fotografia de um filme?


É importante ressaltar que as funções dos departamentos de uma produção variam dependendo do tamanho e orçamento dela. Algumas das funções que assistem o diretor de fotografia são:

  • Operador de câmera: responsável pelo uso da câmera;

  • Foquista: faz as marcações de foco da cena;

  • Claquetista: faz as anotações da claquete e a marcação da cena/take;

  • Logger: é responsável por cuidar e checar os arquivos gravados;

  • Técnico de imagem digital: garante a unidade visual do que foi gravado;

  • Eletricista: cuida de todas as ligações elétricas;

  • Maquinista: montagem dos equipamentos.


Coringa (2019)

No final das contas, o que faz o diretor de fotografia?


O diretor de fotografia é, então, responsável por coordenar e supervisionar toda a equipe de fotografia da produção, garantindo que o resultado visto na tela repasse as ideias do roteiro e do diretor.


Para ver mais um pouquinho de como é o trabalho de cinematografia no cinema, esse vídeo mostra rapidamente a produção de fotografia do vencedor do Oscar de 2020, "1917".





Fontes: https://www.aicinema.com.br/direcao-de-fotografia/#:~:text=O%20diretor%20de%20fotografia%20trabalha,do%20personagem%20em%20uma%20cena.

https://www.youtube.com/watch?v=BXAr2yiYCV4

https://www.youtube.com/watch?v=6pJ3E1g_CuA&list=PL0AHYOvtm6rrYkwjFjNyq2NIW3oUezHTn&index=3


36 visualizações