BLOG.png
  • QU4RTO STUDIO

Por que fazer vídeos para sua empresa?

Atualizado: Jul 15

Um estudo realizado pela Microsoft revelou que o tempo médio que dedicamos para nos concentrarmos em um assunto específico diminuiu 50% na comparação com final do século passado. Quando entramos no mundo corporativo, essa dificuldade de concentração se torna ainda mais presente, e fazer vídeos têm sido a ferramenta encontrada por muitas empresas para transmitir conteúdo para seus colaboradores.


Mas se você ainda se pergunta a real necessidade de fazer um vídeo para sua empresa, neste artigo vamos te contar algumas razões que vão mexer com a sua imaginação!



Estamos nos concentrando menos?


Muito se fala sobre a dificuldade do ser humano em se concentrar em um determinado assunto por muito tempo, seja pelo enorme volume de informações que recebe durante o dia, seja pela rápida e constante troca de assuntos.


Quando o tema não desperta a atenção, é muito comum alternarmos entre telas do celular, fechar o livro, mudar de de canal ou nos distrair recebendo alguma outra informação que o cérebro julga mais interessante.


Por estar se habituando a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, essa dificuldade em dar atenção à um determinado assunto tem sido tratado por alguns especialistas como a "doença do século 21".


Vídeos para empresas


A "doença do século 21" chega com tudo no universo empresarial, que entrega um volume de informações cada vez maior a seus colaboradores.


Atualmente é pouco comum encontrar empresas que façam treinamentos usando apenas apostilas e materiais impressos. Além de defasado, o material exige grande dedicação de tempo e concentração dos colaboradores.


Comemorar bons resultados, transmitir comunicados e normas de segurança usando apenas e-mails também não gera a mesma experiência nem engajamento da equipe que um vídeo manifesto.


O uso de vídeos dentro do mundo corporativo não é uma prática recente, mas nos últimos tempos se tornou mais popular nos mais diversos segmentos - desde startups com poucos funcionários até gigantes globais, como mineradoras e indústrias de consumo.



Por que fazer vídeos para empresas?


Se engana quem pensa que vídeos para empresas são sempre vídeos institucionais caretas com executivos de braços cruzados olhando para a câmera. Existem diversos formatos possíveis de vídeos, para diferentes situações. E se você ainda está na dúvida se deve fazer um vídeo para sua empresa, aqui vão os 5 principais motivos:


  1. Mais engajamento e retorno: além de ajudar o colaborador a consumir seu conteúdo em diferentes plataformas e locais (celular ou notebook, home office ou escritório), produzir vídeos pode aumentar o engajamento dos colaboradores em até 60%, aumenta a sensação de confiabilidade em até 58% e, acredite, pode melhorar seu retorno sobre o investimento (ROI) em até 83% se comparado com outras iniciativas.

  2. Treinamentos: precisa realizar um treinamento com executivos que estão em diferentes cidades? Ou talvez capacitar toda uma equipe de segurança ou tratar de algum assunto delicado? O vídeo é a forma mais assertiva de se comunicar. Uma animação visualmente simples e didática poderá lhe ajudar bastante.

  3. Transmitir emoções: para celebrar a conquista do seu time de vendas, um vídeo manifesto pode transmitir o real sentimento de vitória e motivar o restante da equipe.

  4. Employer branding: vídeos com depoimentos de colaboradores ou uma animação com os valores da marca, vão passar para o público externo o sentimento de como é trabalhar na empresa e podem ser porta de entrada para atrair novos talentos.

  5. Reforço marca: os vídeos institucionais passam a verdadeira imagem de sua empresa para seu público interno e externo.




Viu só? Existem vários motivos para se fazer um vídeo para sua empresa, mas todos eles têm em comum o fato de transmitirem conteúdos de forma mais eficaz!


Quer conhecer alguns vídeos institucionais que já produzimos? É só clicar aqui! Nos vemos no próximo post.


34 visualizações