QU4RTO STUDIO
Vídeo como ferramenta de endomarketing
Já ouvir falar de endomarketing? O termo tem sido muito aplicado na administração moderna, e é basicamente o conjunto de ações feitas para motivar e conquistar o coração e mente dos colaboradores de uma empresa. Assim, um das consequências do endomarketing é a redução do turnover e atração de mais talentos para a equipe.
O criador do conceito de endomarketing, Saul Bekin, vai mais além e defende que endomarketing é o elo de comunicação entre os funcionários de uma empresa, buscando um único e e igual objetivo.
Engajamento sem clichês
Diversas práticas institucionais são aliadas na construção do endomarketing, como por exemplo:
Ter objetivos claramente definidos
Oferecer benefícios, reconhecimentos e treinamentos
Ter espaços colaborativos
Oferecer planos de carreira.
Mas tais práticas podem perder muito a eficiência se a comunicação interna da empresa não for eficaz, se limitando aos famosos cartazes de Missão, Visão e Valores.
Como então seria possível criar esse elo de comunicação entre empresa e colaboradores, engajar o time, e passar uma mensagem clara das ações que estão sendo construídas pela empresa?

Como os vídeos fortalecem o endomarketing?
Já não é novidade que o consumo de vídeos tem aumentado muito nos últimos anos e sua importância na estratégia de comunicação interna de empresas se tornado cada vez maior.
Desde iniciativas simples até mais estruturadas, os vídeos se tornaram fortes recursos e grandes aliados da comunicação interna, fortalecendo o Endomarketing.
Ao mesmo tempo que pode entreter, engajar e passar o sentimento de "pertencimento", o vídeo cumpre sua função principal: melhorar a comunicação interna, alinhado com os demais setores e reais objetivos da organização.
Listamos abaixo 7 tipos de vídeos que são excelentes para fortalecer a comunicação com colaboradores e reforçar ainda mais as boas práticas institucionais:
Institucional: talvez o formato de vídeo mais conhecido e utilizado em empresas, o institucional é uma forma de se apresentar, enaltecer cultura e valores, se posicionar frente à comunidade que a empresa está inserida, suas possíveis causas sociais e ambientais e retratar a forma que valoriza o funcionário.
TV Corporativa: são telas estrategicamente instaladas e expostas na empresa, criando um efetivo canal de comunicação, de fácil visualização, atrativo, com possibilidade de conteúdo dinâmico e que pode ser segmentado por setores. Esta iniciativa requer um investimento inicial e maior cuidado com o planejamento editorial, mantendo sempre o alinhamento com os objetivos traçados
Treinamentos: muito mais atrativo do que entregar uma apostila impressa, o treinamento em vídeo é capaz de apresentar de forma didática e simples; novos procedimentos de trabalho, tutorial de um novo sistema, ou até mesmo uma plataforma de ensino para capacitar cada vez mais os colaboradores.
Comunicados / Depoimentos: a possibilidade de agilizar e tornar eficiente comunicados de pessoas importantes dentro da organização, e também em aproximar pessoas que possam estar distantes geograficamente, faz com que depoimentos em vídeo sejam largamente utilizados. Imagine o impacto em receber um vídeo depoimento do CEO da empresa parabenizando-o por uma conquista ou até mesmo ter esta mensagem passada para todos da empresa.
Segurança no Trabalho: temas difíceis em serem abordados e que exigem uma atenção redobrada para a assimilação de seu conteúdo, podem ser melhor transmitidos em vídeo. Demonstrar de maneira visual e ter a possibilidade de reutilizar sempre que necessário, faz dos vídeos uma excelente ferramenta para temas relacionados à segurança no trabalho.
Bem-estar e saúde: conteúdos em vídeo sobre postura, alimentação, hidratação, descanso e hábitos saudáveis, além orientar melhor as pessoas sobre os assuntos, faz com que sintam que estão sendo bem tratados, aumentando a relação de confiança empresa - colaborador.
Celebrações e conquistas: muito além do que registrar a festa de final de ano, os vídeos podem ser uma excelente forma de consolidar conquistas emblemáticas, desafios da empresa e reconhecer atitudes. O registro de eventos e datas comemorativas também são importantes para integrar e valorizar colaboradores.
Ao mesmo tempo que pode entreter, engajar e passar o sentimento de "pertencimento", o importante é não esquecer que o vídeo terá que cumprir sua função principal que é melhorar a comunicação interna, estando alinhada com os demais setores e reais objetivos da organização. Ter uma visão de longo prazo e as pessoas corretas para auxiliar neste processo de implementar o endomarketing, vão contribuir para reter e atrair talentos para sua empresa.
Um exemplo de vídeo no endomarketing é a série que fizemos para a Usiminas, na qual criamos um personagem que reforça os cuidados e objetivos da empresa. Nesse caso, ele pode ser utilizado em treinamentos e também no reforço da Segurança no Trabalho. Confere o exemplo no vídeo abaixo!
Agora que você já conhece a importância do endomarketing para fortalecer a comunicação interna da sua empresa, que tal experimentar transportar as ações para vídeos? Com toda certeza você terá um time ainda mais engajado!
Acesse nosso site para conhecer nosso portfólio.