BLOG.png
  • QU4RTO STUDIO

Vídeo como ferramenta de endomarketing

Já ouvir falar de endomarketing? O termo tem sido muito aplicado na administração moderna, e é basicamente o conjunto de ações feitas para motivar e conquistar o coração e mente dos colaboradores de uma empresa. Assim, um das consequências do endomarketing é a redução do turnover e atração de mais talentos para a equipe.


O criador do conceito de endomarketing, Saul Bekin, vai mais além e defende que endomarketing é o elo de comunicação entre os funcionários de uma empresa, buscando um único e e igual objetivo.


Engajamento sem clichês


Diversas práticas institucionais são aliadas na construção do endomarketing, como por exemplo:

  • Ter objetivos claramente definidos

  • Oferecer benefícios, reconhecimentos e treinamentos

  • Ter espaços colaborativos

  • Oferecer planos de carreira.

Mas tais práticas podem perder muito a eficiência se a comunicação interna da empresa não for eficaz, se limitando aos famosos cartazes de Missão, Visão e Valores.


Como então seria possível criar esse elo de comunicação entre empresa e colaboradores, engajar o time, e passar uma mensagem clara das ações que estão sendo construídas pela empresa?





Como os vídeos fortalecem o endomarketing?


Já não é novidade que o consumo de vídeos tem aumentado muito nos últimos anos e sua importância na estratégia de comunicação interna de empresas se tornado cada vez maior.


Desde iniciativas simples até mais estruturadas, os vídeos se tornaram fortes recursos e grandes aliados da comunicação interna, fortalecendo o Endomarketing.


Ao mesmo tempo que pode entreter, engajar e passar o sentimento de "pertencimento", o vídeo cumpre sua função principal: melhorar a comunicação interna, alinhado com os demais setores e reais objetivos da organização.


Listamos abaixo 7 tipos de vídeos que são excelentes para fortalecer a comunicação com colaboradores e reforçar ainda mais as boas práticas institucionais:


  1. Institucional: talvez o formato de vídeo mais conhecido e utilizado em empresas, o institucional é uma forma de se apresentar, enaltecer cultura e valores, se posicionar frente à comunidade que a empresa está inserida, suas possíveis causas sociais e ambientais e retratar a forma que valoriza o funcionário.

  2. TV Corporativa: são telas estrategicamente instaladas e expostas na empresa, criando um efetivo canal de comunicação, de fácil visualização, atrativo, com possibilidade de conteúdo dinâmico e que pode ser segmentado por setores. Esta iniciativa requer um investimento inicial e maior cuidado com o planejamento editorial, mantendo sempre o alinhamento com os objetivos traçados

  3. Treinamentos: muito mais atrativo do que entregar uma apostila impressa, o treinamento em vídeo é capaz de apresentar de forma didática e simples; novos procedimentos de trabalho, tutorial de um novo sistema, ou até mesmo uma plataforma de ensino para capacitar cada vez mais os colaboradores.

  4. Comunicados / Depoimentos: a possibilidade de agilizar e tornar eficiente comunicados de pessoas importantes dentro da organização, e também em aproximar pessoas que possam estar distantes geograficamente, faz com que depoimentos em vídeo sejam largamente utilizados. Imagine o impacto em receber um vídeo depoimento do CEO da empresa parabenizando-o por uma conquista ou até mesmo ter esta mensagem passada para todos da empresa.

  5. Segurança no Trabalho: temas difíceis em serem abordados e que exigem uma atenção redobrada para a assimilação de seu conteúdo, podem ser melhor transmitidos em vídeo. Demonstrar de maneira visual e ter a possibilidade de reutilizar sempre que necessário, faz dos vídeos uma excelente ferramenta para temas relacionados à segurança no trabalho.

  6. Bem-estar e saúde: conteúdos em vídeo sobre postura, alimentação, hidratação, descanso e hábitos saudáveis, além orientar melhor as pessoas sobre os assuntos, faz com que sintam que estão sendo bem tratados, aumentando a relação de confiança empresa - colaborador.

  7. Celebrações e conquistas: muito além do que registrar a festa de final de ano, os vídeos podem ser uma excelente forma de consolidar conquistas emblemáticas, desafios da empresa e reconhecer atitudes. O registro de eventos e datas comemorativas também são importantes para integrar e valorizar colaboradores.


Ao mesmo tempo que pode entreter, engajar e passar o sentimento de "pertencimento", o importante é não esquecer que o vídeo terá que cumprir sua função principal que é melhorar a comunicação interna, estando alinhada com os demais setores e reais objetivos da organização. Ter uma visão de longo prazo e as pessoas corretas para auxiliar neste processo de implementar o endomarketing, vão contribuir para reter e atrair talentos para sua empresa.


Um exemplo de vídeo no endomarketing é a série que fizemos para a Usiminas, na qual criamos um personagem que reforça os cuidados e objetivos da empresa. Nesse caso, ele pode ser utilizado em treinamentos e também no reforço da Segurança no Trabalho. Confere o exemplo no vídeo abaixo!




Agora que você já conhece a importância do endomarketing para fortalecer a comunicação interna da sua empresa, que tal experimentar transportar as ações para vídeos? Com toda certeza você terá um time ainda mais engajado!


Acesse nosso site para conhecer nosso portfólio.


13 visualizações