top of page
  • Foto do escritorQU4RTO STUDIO

QU4RTO STUDIO: uma lâmpada, uma cadeira e infinitas possibilidades

Em uma típica manhã das férias de verão de 2011, os 4 amigos: João Gilberto, Evandro Caixeta, Felipe de Oliveira e Daniel Ferreira, se juntaram no laboratório de vídeo da PUC Minas para criar o que, normalmente, jovens não costumam fazer nas férias de verão: produzir um curta metragem. Com a chave do laboratório e a vontade de produzir vídeos, nasceu o Qu4rto Studio. Um coletivo de produção audiovisual, formado por 4 jovens universitários, com um objetivo final: dar luz à criatividade através de frames em movimento.

Brainstorm, um curta sobre processo criativo


Desse filamento que pulsava em conduzir ideias, nasceu não somente uma produtora, mas uma grande família, onde já passaram artistas das mais diferentes áreas do audiovisual belo-horizontino.



No tradicional símbolo da produtora, a essência que carrega a origem do nome: uma lâmpada, uma cadeira e infinitas possibilidades. Com as portas sempre abertas para o experimentalismo e para novas possibilidades criativas, sentados em cadeiras comuns, em um quarto comum, os 4 amigos se juntavam até altas horas da madrugada para editar, refletir e buscar sua própria voz enquanto jovens realizadores.





Ainda aprendendo como gerir uma empresa, mas agindo de maneira sensata, juntaram todo dinheiro adquirido com cobertura de eventos e, após um ano da criação do coletivo, mudaram para uma pequena sala com mesa de reunião polivalente. Ficou curioso? Assista o vídeo abaixo e descubra como passávamos o tempo entre um trabalho e outro.





Além de muitos renders no horário comercial e partidas de ping pong nas horas vagas, nosso escritório se transformava em um estúdio de gravação misturado com balada sempre às quartas feiras.


Inspirado nos programas da MTV, nascia o QU4RTO TV: Um canal dedicado a entrevistas com DJs, bandas, tendências musicais, lifestyle e a vida noturna de BH.





De 2012 a 2017, a empresa com cara de coletivo não parou de crescer. Com uma equipe plural e cheia de criativos, nossas lentes captaram os principais artistas e eventos do Brasil, tendo no portfólio a cobertura do Réveillon de Copacabana e também a cobertura para a Coca Cola no Rock in Rio.


De uma tela em branco até o render final, nos especializamos em trazer soluções audiovisuais e não apenas produzir vídeos. Entre roteiro, captação, locução e sound design, criamos nossa própria identidade de vídeos, com edição dinâmica e muita pós produção. Com os projetos encabeçados pelos nossos diretores Evandro Caixeta e João Gilberto já produzimos vídeos publicitários e ativação de marca para os mais diversos setores. Marcas como Nike, Canal Fox, Case/New Holland, Atlético Mineiro, Araújo, Plena Alimentos entre várias outras e prefeituras do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Nova Lima enquadram os clientes que tivemos o prazer de atender.



Além disso, nos unimos com os nossos fotógrafos parceiros para criar o QU4RTO FOTO, o braço de captação fotográfica da empresa (você pode conhecer mais sobre eles através do Instagram ou do portfólio de fotos no site).


Com a família crescendo e os projetos borbulhando, em 2017 nos mudamos para nossa querida Qu4rto House: um espaço que mistura escritório, estúdio de fotografia, galeria de arte e espaço para workshops. Contudo, apegados à nossa memória afetiva, levamos com a gente não só muitas histórias como a porta do antigo escritório. Afinal, nosso lema sempre foi: câmera na mão, ideias no Qu4rto. Entre sem bater!





Além de empresa, coletivo e uma grande família, a Qu4rto sempre foi uma escola para jovens talentos aprimorarem novas linguagens artísticas no campo do audiovisual. Com o desejo cada vez mais latente de ensinar e aprender, nasceu em 2018 a Qu4rto Academy. Com workshops presenciais na área de design, animação, fotografia, roteiro e produção de conteúdo, compartilhamos experiências, aprendizados e promovemos o ensino presencial alinhando teoria e prática na nossa Qu4rto House.



QU4RTO ACADEMY CURSOS


Como um dos objetivos da QU4RTO para os nossos próximos passos envolvem o desenvolvimento de trabalhos autorais, como contam nossos diretores no primeiro episódio do podcast do QU4RTO NO QUARTO, onde eles conversam um pouco sobre nosso primeiro curta metragem.


Com foco na produção autoral e visando o circuito de festivais de cinema, nossa dupla de diretores prepara o lançamento de vários projetos para os próximos anos, fica de olho!


 

Ah, e esse foi o nosso primeiro post no blog do QU4RTO STUDIO! Temos novos conteúdos pela frente. Venha fazer parte da nossa história no Instagram, Linkedin ou acompanhando a gente aqui no blog. Vem pro QU4RTO!

237 visualizações

Gostou do post?

Inscreva-se para receber os novos conteúdos do Qu4rto!

bottom of page