top of page
  • Foto do escritorQU4RTO STUDIO

4 livros sobre roteiro

Para você que quer começar a escrever um roteiro mas não sabe por onde começar, nossos diretores @evandrocaixeta e @joaogilbertolara indicaram 4 livros para você aprender técnicas e processos de escrita da teoria à prática.



1. Save The Cat


É um livro prático e mão na massa para você começar a escrever seu roteiro hoje mesmo. O que diferencia o livro de outros títulos sugeridos nesse post, é que Black Snyder utiliza de uma linguagem simples, exercícios práticos e de uma estrutura narrativa com beats muito bem definidos. Com a metodologia Beat by Beat ou BS2, você será capaz de detalhar, de forma fácil, os plot points da sua estória. Quer saber mais? Acesse o site https://savethecat.com/beat-sheets para referências e exemplos de aplicações em outros filmes.



2. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro


Empregando exemplos de mais de cem filmes, o livro “Story” do Robert McKee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas - o que é um beat? Uma cena? Uma sequência? O clímax do filme? Mckee vai além dos fundamentos da composição, passando por valores duradouros e conflitos que separam os clássicos do clichê.



3. Doc Comparato


Dividido em quinze capítulos, “Doc Comparato” focaliza desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro em sua forma final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos. Um livro que mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer.



4. A Jornada do Escritor


No livro, Christopher Vogler faz uma detalhada e esclarecedora análise da Jornada do Herói, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, é uma obra de referência não apenas para quem deseja escrever boas histórias, como para quem quer entendê-las melhor, relacionando-as à própria vida.




 

Essa e mais dicas, você pode encontrar também no nosso Instagram. Acompanhe a gente por lá e conta quais outros livros você usa para construir seu processo de criação de cinema e audiovisual.


739 visualizações

Gostou do post?

Inscreva-se para receber os novos conteúdos do Qu4rto!

bottom of page